2ª Guerra Mundial - 1ª parte {HISTÓRIA}

2ª Guerra Mundial - Motivos

A Grande Guerra Mundial deixou muitas feridas em vários países, inclusive na Alemanha, que voltou, anos depois para buscar sua "dignidade"
por
Gabriel Garcia Levinski
   Muitos abalos sofreu a Alemanha após a dramática perda da Grande Guerra. Após as grandes potencias do conflito sairem vencedores, toda a culpa foi jogada para a Alemanha por intermédio do Tratado de Versalhes. Tal tratado tinha em seu documentos principal:
"Artigo 232 - [...] a Alemanha promete que fará compensações por todos os danos causados à população civil das potências aliadas e associadas [...]"
  A Alemanha, além de quase chegar à falência por conta do tratado, saiu humilhada e principalmente desmoralizada pelo ponto de vista de outros países do globo. Mas aqueles que possuiam um sentimento nacionalista forte em seus corações, queriam lutar para reaver seu "trono" no mundo. E para isso, seriam capazes das piores crueldades. 
  Um certo voluntário do exército alemão, ao sair muito ferido da Grande Guerra e ser preso por tentar derrubar a chamada Republica de Weimar - Governo parlamentarista formado após a fuga de Guilherme II -, escreveu um livro adorado por muitos na Alemanha naquela época do país devastado após a guerra em questão. O livro, com o nome de Mein Kampf (minha luta) se tornou anos depois uma bíblia para os adoradores do movimento nazistas. Estes, não aclamavam apenas o livro mas também seu autor, o conhesidíssimo Adolf Hitler
    Aos poucos, aquele simples voluntário do exército alemão acabou por se tornar um dos ditadores mais conhecidos no mundo. Hitler após deixar a prisão, foi aclamado Chanceler (Primeiro-Ministro) no governo de Paul Hindenburg. Para ele, o simples fato de se tornar chanceler foi uma grande vitória, mas ele desejava mais. Muito Mais!
   Hitler inicialmente ingressou na carreira política como sócio do Partido dos Trabalhadores Alemães. Depois disso, tal partido teve seu nome alterado para Partido Nacional-socialista dos Trabalhadores Alemães, ou simplesmente, partido Nazista, tendo Hitler como lider. Mas o futuro ditador começou à pregar uma Alemanha diferente: Uma Alemanha ariana, pura, sobre a famosa frase que a Alemanha era superior à todos os outros países e os únicos dignos eram os Alemães. Outra filosofia pregada foi o Antissemitismo que pregava que os Judeus eram impuros juntamente dos Doentes Mentais, ciganos, bem como os homossexuais. 
   Como estudamos anteriormente, os alemães estavam com o sentimento de fracasso após a perda da Grande Guerra. Isso ajudou o nazismo em certo ponto, pois reafirmava o orgulho alemão. Tal ideal ficou ainda mais conhecido com as formas de propaganda instituidas como jornais, rádio e cinema. A violência também auxiliou com que mais e mais pessoas se afiliassem ao Partido Nazista. Podemos dizer, que esta filosofia foi adorada pelo povo do país em questão. Hitler também ficou famoso como Chanceler, podemos comprovar isso pois concentrou todas as funções do executivo em suas mãos. O ditador teria se tornado um verdadeiro presidente. E isso só aumentou mais ainda quando o então chefe de Estado, Paul Hindenburg veio a falecer, tornando assim Hitler o Füher (chefe) do Reich (império). O ditador criou um sistema poderoso e bem estruturado tendo muita disciplina e uma hierarquia poderosa.
   A Alemanha estava pronta: Hitler oferecera a proposta de contruir um Terceiro Reich, um império que duraria mais de três mil anos. Mas para isso era preciso encontrar um Espaço Vital. E, para conseguir um maior número de seguidores, Hitler contornou a crise financeira e melhorou - e muito - a vida da população alemã, mas não por muito tempo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes